Você que tem a responsabilidade voltada para o condomínio na função de síndico ou em outras funções e precisa de informações de como agir corretamente com os aspectos contábeis, acompanhe esse conteúdo.

Você sabe realmente a importância do profissional contábil para cuidar dos aspectos relacionados a fechar as contas do condomínio?

Contabilidade para condomínios

A contabilidade para condomínio é de extrema importância, pois está envolvida com o aspecto específico em atender os condôminos, bem como o trabalho dos condomínios.

Hoje a questão de fechamento das contas dos condomínios tem algumas formas de apresentação. Há o serviço feito pelas administradoras e também o serviço feito pelo profissional da contabilidade.

O profissional contábil tem a prerrogativa legal de fazer prestação de contas. Por isso é o mais indicado, ele tem conhecimento técnico e experiência para prestar o melhor serviço ao condomínio.

Qual a diferença na contratação de um profissional habilitado com o uso de uma empresa que presta serviço, mas na verdade não dispõe de um contador para atender?

O contador está habilitado a atender a parte técnica da prestação de contas do condomínio, pois para isso ele domina várias legislações como municipal, federal e estadual.

É preciso também acompanhar diariamente as mudanças, pois temos mudanças nas legislações a todo instante. O profissional da contabilidade está mais atualizado para esse tipo de informação.

O contador possui uma estrutura

E além disso o setor de contabilidade possui uma estrutura que fica a serviço dos seus clientes. O síndico quando contrata um escritório de contabilidade tem também o profissional da área de RH, parte fiscal e também da parte financeira que pode cuidar melhor das contas do condomínio.

O trabalho do contador com seu conhecimento técnico e habilitação apoiado nessa estrutura que está no escritório de contabilidade fornece uma melhor qualidade na prestação de contas. Seja na parte legal ou na administrativa e funcional na prestação de contas para o condomínio no seu dia a dia.

Anualmente são feitas reuniões para prestação de contas do exercício anterior.Como funciona o trabalho da contabilidade nesse aspecto?

No momento da prestação de contas anual do condomínio é feita uma assembleia geral e nesse momento é apresentado aos condôminos à situação das contas do condomínio.

Acontecem apontamentos de onde foi gasto o dinheiro, quanto foi arrecadado, como está a inadimplência a etc.

No momento dessa assembleia o contador é uma peça fundamental para estar ao lado do síndico para dar melhor transparência na prestação de contas.

O condômino tem um pouco de dificuldade de entender esse aspecto contábil. Como facilitar esse entendimento por parte do condômino?

É preciso apresentar a informação de maneira adequada ao  público. O público de um condômino é variado, com profissionais de todas as áreas, é preciso uniformizar a informação para que ela chegue clara a todos eles.

Como meio de apresentação podem ser utilizados gráficos, situações, planilhas, demonstrativos, apresentações de Powerpoint para uma visualização melhor dos dados que passam de uma informação fria a uma informação mais amigável.

Hoje a responsabilidade do síndico é muito grande, por isso precisa contratar um profissional devidamente habilitado para apresentação de contas, pois  não podemos esquecer que é o nome dele que está em jogo.

Devida a responsabilidade civil que ele tem pelo condomínio deve garantir que a sua prestação de contas fique adequada .

O morador que saber para onde está indo o dinheiro do condomínio e a verba arrecadada.

Para isso é preciso uma prestação de contas de qualidade. Como qualquer profissional que está na área de gestão sempre está sendo cobrado muito pelos seus colaboradores.

Os condomínios querem o melhor para os condôminos e contratando um profissional contábil caso haja alguma situação eles poderão cobrar do contador uma ajuda. O condômino, ele quer saber se foi feito o melhor possível com o dinheiro do condômino.

É preciso estar bem informado, pois todos nós queremos exercer a forma de nossos direitos plenos e nessa hora cobramos quem é responsável pelo condomínio que é o síndico. Uma prestação de contas adequada é indispensável.

Até se for necessário ir a juízo com problemas no condomínio o contador é o mais indicado pois resguarda e guarda informação que somente um contador pode proporcionar.

Não deixe o seu condomínio à deriva, busque um contador especializado em condomínio para que ele possa te ajudar com a prestação de contas e legalidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published.