Com a globalização um mercado de trabalho cada dia mais exigente e competitivo, falar fluentemente mais de dois idiomas acabou se tornando um requisito obrigatório.

Diariamente as pessoas procuram por bons cursos de idiomas, para que possam agregar valor a sua formação e estar em vantagem na disputa pela colocação do mercado.

Algumas funções nas empresas dependem que o colaborador saiba ao menos o inglês, para que possa desenvolver tarefas diárias.

Abrir uma escola

Com essa situação de grande procura, muitas pessoas pensam em abrir uma escola de idiomas, mas acabam ficando receosos com a concorrência e não sabem avaliar se ainda há espaço devido às grandes redes de escola terem dominado o mercado.

Essa concorrência pode até ser vista como desleal, mas de certo modo ela não é.

No mercado empreendedor atual conseguimos ter espaço para inúmeras atividades, ainda mais com o advento da tecnologia, e para se destacar em meio a tantas oportunidades basta que escolha a estratégia correta.

Devida toda a necessidade de saber mais de um idioma abrir uma escola de idiomas se transformou em uma oportunidade de investimento altamente lucrativa que atrai muitos empreendedores.

As pessoas procuram cada dia mais uma formação melhor e mais completa e isso torna esse negócio tão interessante.

Mas, o que é necessário para isso?

A primeira coisa que deve avaliar é a importância de que tenha um respaldo de uma boa assessoria contábil, e que essa seja especializada em escola de idiomas, com essa ação poderá manter a sua atividade dentro de uma esfera legalizada.

Primeiramente esse tipo de empreendimento requer criatividade. A atividade de uma escola de idiomas necessita de alguns registros, dentre eles:

  • O seu CNPJ.
  • O registro da Secretaria Estadual da Fazenda.
  • Seu cadastramento da Conectividade Social: INSS e FGTS.
  • O registro na Junta Comercial.
  • O registro Prefeitura do Município.
  • O enquadramento na Entidade Sindical Patronal.
  • O registro do Corpo de Bombeiros.

Só será possível obter esses registros por meio de uma assessoria contábil especializada.

O empreendedor até conseguiria sozinho, mas existem inúmeros outros procedimentos como: a escolha do melhor regime tributário, confecção do contrato social e definição do tipo societário que demandam a ajuda de alguém especializado.

Para abrir uma escola de idiomas deve entender que vai lidar com pessoas, e isso requer que ofereça métodos de aprendizagem eficientes e criativos, que realmente funcionem.

É indispensável que seu aluno aprenda de fato a falar outro idioma e que saia do curso capacitado para enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho.

Ofereça mais que um simples curso de idiomas, ofereça uma solução, onde cada um dos seus alunos saia transformado e capacitado, isso será essencial para que ele seja capaz de entrar e se destacar no mercado de trabalho.

Uma das preocupações que um empreendedor tem é com o nome da escola, é claro que esse fator é importante, mas não será mais importante do que a solidez da escola e a capacidade de levar o conhecimento aos alunos.

Alunos satisfeitos e que atingiram seus objetivos serão cases de sucesso, e é disso que você precisa para ter sucesso na sua escola, de resultados reais.

Como esse negócio se tornou altamente lucrativo existe junto a essa vantagem do lucro a desvantagem da grande concorrência.

E é evidente que ninguém vai investir em um curso sem antes pesquisar sobre a qualidade do ensino e comparar os preços, para identificar qual a melhor escola de idiomas para estudar.

Esteja preparado para se destacar

O aluno para fazer a sua escolha considera algumas variáveis, dentre elas:

  • O método de ensino que será aplicado.
  • As instalações da escola
  • A qualificação dos docentes
  • E a reputação que a escola tem no mercado.

É importante lembrar no momento da contratação dos docentes que os professores que possuem experiência com idiomas no exterior ou que sejam naturalizados em idiomas estrangeiros, são os profissionais mais disputados pelas escolas que utilizam métodos singulares de ensino.

No processo de formação dos alunos a vivência real com a língua estrangeira do professor fará muita diferença.

Considere também que o mercado de trabalho é muito variado, e para que possa atender todo o público que precisa de curso de idioma, proporcionar flexibilidade no horário e andamento das aulas também é um fator preponderante na decisão do aluno.

Para a constituição desse tipo de empreendimento é positivo que o empreendedor tenha algum tipo de conhecimento das línguas oferecidas, isso facilita que ele monitore o método de ensino.

Mas caso ele não tenha nenhum conhecimento, ou não o suficiente, sobre o assunto pode contratar um profissional da área da educação para cuidar da avaliação e monitoramento dos docentes.

Assim o empreendedor pode focar na parte financeira e administrativa do seu negócio.

Pesquisas de mercado podem ajudar a entender o que o aluno procura em uma escola de idioma e o que vai satisfazer as suas necessidades.

Procure entender o mercado e deixar o seu negócio visível para os seus clientes. Isso vai ajudar na captação de alunos e na reputação que a sua escola pode construir.

Depois de recolher as informações necessárias é preciso constituir um planejamento da escola de idiomas. Isso consiste em saber se, por exemplo, vai investir numa franquia ou criar um negócio próprio.

O que fará a sua escola ser conhecida?

A divulgação do seu negócio com excelência!

E isso só será possível se tiver um plano de marketing bem elaborado e eficiente, o que inclui utilizar os principais canais de divulgação (offline e online) dependendo do público que pretende atingir.

Uma medida que traz muitos resultados são as campanhas publicitárias. Elas atrairão o seu público se forem feitas de modo eficiente e se tiverem monitoramento e mensuração.

Caso opte por uma franquia o processo de divulgação acaba se tornando mais fácil porque geralmente todo o material publicitário já está pronto para uso, e tem a vantagem da empresa já ser conhecida.

Muitas escolas de idiomas costumam a oferecer aulas teste, isso permite com que o aluno experimente e conheça o método de ensino e ter um conceito referente ao ensino da escola.

Para atrair ainda mais público pode usar a estratégia de dar garantia de um aprendizado.

Para isso terá que mostrar ao seu aluno que na sua escola de idiomas ele terá acesso a métodos inovadores e terá aprendizado eficiente e rápido. Isso será ainda mais efetivo quando produzir cases de sucesso.

Junto a essa garantia é indispensável oferecer um certificado oficial que tenha reconhecimento no mercado de trabalho.

Se construir um método de ensino eficiente rapidamente fará com que a sua escola ganhe uma boa reputação, isso aumentará o número da procura e consequentemente fará o seu negócio crescer.

E não se esqueça de contar com a ajuda de uma contabilidade especializada para escola de idiomas, ela fará toda a diferença no seu negócio.

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